Blog

Tecnologia na Medicina: Avanços da Medicina e o Futuro da Saúde

março 05, 2020

A evolução da tecnologia na medicina ao longo dos anos é marcante, tanto para profissionais quanto para pacientes.

Basta um pouco de atenção para percebermos que, a todo momento, surgem novidades na saúde que qualificam as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e outras condições médicas.

Esse impacto de tecnologias na melhoria da saúde não é de agora, já que ferramentas e dispositivos têm contribuído para prognósticos mais positivos há séculos.

A importância da tecnologia na medicina

Quando falamos sobre tecnologia e medicina, é natural pensar em cirurgia robótica, telemedicina e uso de células tronco, temas bastante modernos e atuais.

Mas a relação entre esses dois campos é bem mais antiga.

A medicina, como a conhecemos hoje, só se tornou possível devido aos avanços da ciência e tecnologia.

Repare que, sem os equipamentos de diagnóstico por imagem – como os aparelhos de raio X, ultrassonografia e ressonância magnética -, seria impossível investigar áreas internas do corpo humano de forma não invasiva.

Ou seja, seria preciso abrir o paciente para observar seus órgãos e outras estruturas anatômicas, o que sempre representa um maior risco à saúde.

A compreensão do funcionamento do corpo também só se tornou realidade com o auxílio da tecnologia.

É claro que, antes, já era realizada a autópsia em cadáveres, o que possibilitava identificar os tipos de órgãos e tecidos, sua localização e outras características.

No entanto, foi a observação de todos os sistemas em pessoas vivas, como nervoso, circulatório, digestivo e respiratório, que permitiu desenvolver soluções para os mais variados problemas de saúde.

Sem a tecnologia na medicina, portanto, a expectativa de vida era baixa. Praticamente qualquer doença representava um risco real de morte.

Mesmo condições que, hoje, têm chances altíssimas de cura, como fraturas, eram uma grave ameaça antes da invenção de técnicas como torniquetes, talas e gesso.

E devemos considerar que citei um exemplo bastante básico.

Se avançarmos na reflexão, muitos outros vão reforçar a importância da tecnologia na medicina.

 

 

Para continuar lendo o artigo do Cardiologista Dr. José Aldair Morsch, acesse o link: https://telemedicinamorsch.com.br/blog/tecnologia-na-medicina

 

Baixe o nosso app 📱

E carregue a Platformed junto, no seu Smartphone.